O primeiro passo na obtenção do registro de uma marca é dado no momento do protocolo do pedido de registro no INPI.
No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, o pedido de registro não confere automaticamente ao depositante o registro de uma marca, mas apenas dá início ao processo administrativo do registro.
Após a marca passar pelo exame formal, e ultrapassado o prazo para a manifestação de terceiros, o pedido chega enfim ao exame substantivo de mérito, etapa na qual o INPI irá decidir pelo deferimento ou não do registro.
Caso o INPI entenda que a marca cumpre os requisitos legais, ela será aprovada e publicada para pagamento das taxas relativas ao primeiro decênio e expedição de certificado.
Por outro lado, na hipótese do INPI indeferir o pedido, é possível ao depositante recorrer dessa decisão por meio do recurso administrativo.
O indeferimento de uma marca é sempre um momento tenso, pois na maioria das vezes o titular já divulgou a marca e ela se tornou um ativo importante para sua empresa.
Porém, o indeferimento de uma marca nem sempre é uma decisão definitiva.
É importante manter a calma e elaborar uma boa estratégia de defesa.
Há mais de 37 anos atuando nesta especialidade, verificamos na prática que o conhecimento das leis da propriedade industrial e das diretrizes do INPI são fatores fundamentais para o sucesso na reforma de decisões indeferimentos
Dúvidas sobre um indeferimento? Agende uma consulta com um de nossos representantes.
📲 (65) 3663-1488 (Whatsapp)
📞 (65) 3624-6059 (fixo)
📧 Fale Conosco
Veja também: