Mesmo em momentos de extremo desafio, marcas fortes conseguem ao longo do tempo superar as crises. Então, afinal, o que fazem essas marcas?
Pesquisas diversas nos mostram que uma maior força de marca (brand equity) influencia de forma positiva a recuperação das marcas em momentos críticos, mesmo em uma pandemia. E é exatamente esse poder da marca que faz com que muitas delas consigam superar bem um momento de crise, por vezes conseguindo até mesmo crescer em um momento que não é nada usual.
Independentemente de onde a sua marca se encontre hoje, algumas dicas podem ajudá-lo a enfrentar tempos difíceis:
- Princípio básico: construir uma marca é investimento e requer tempo;
- Faça um mapeamento do público-alvo: conhecer sua audiência é fundamental;
- Afine de forma contínua o seu propósito: crises que afetam as empresas e trabalhadores também são crises de significado;
- Mostre a sua relevância para a vida dos clientes;
- Seja sempre transparente com o seu cliente;
- Antecipe riscos: defina um plano de antecipação e prevenção para momentos críticos;
- Não se acomode, inove sempre: mesmo marcas líderes podem ser impactadas.